Fragmentos: Dentro da noite veloz - Ferreira Gullar

A vida muda como a cor dos frutos lentamente e para sempre. A vida muda como a flor em fruto velozmente.
A vida muda como a água em folhas o sonho em luz elétrica a rosa desembrulha do carbono o pássaro da boca mas quando for tempo.
E é tempo todo o tempo mas não basta um século para fazer a pétala que um só minuto faz ou não mas a vida muda a vida muda o morto em multidão.


5 de set. de 2006

Lula sabia.....

O Estado de São Paulo - 05/07/2006
Lula sabia sim do mensalão, afirma ex-governador tucano
Perillo lembrou ter alertado o presidente sobre escândalo em 2004

Christiane Samarco
O ex-governador de Goiás Marconi Perillo, que é candidato do PSDB a senador, acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "patrocinar os maiores escândalos da história recente do Brasil" e complementou sua versão sobre o alerta que teria dado em 2004 ao próprio presidente sobre o pagamento de mesada a parlamentares."Não adianta o Lula falar que não sabia de mensalão, porque eu avisei a ele em Rio Verde , e ele disse: cuide de seus deputados que eu cuido dos meus", afirmou Perillo no aeroporto da cidade goiana de Jataí, enquanto aguardava a chegada do candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, que faria campanha na cidade.
Desde que o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o mensalão, acusando o Palácio do Planalto de pagar mesada a parlamentares para que votassem projetos de seu interesse e de financiar o troca-troca de legendas para reforçar sua base, Perillo foi o único governador que confirmou os rumores sobre sua existência. Também foi o único a afirmar que levara o assunto ao conhecimento do presidente Lula. A conversa entre os dois, segundo o tucano, teria ocorrido em maio de 2004, por ocasião de uma visita oficial de Lula à cidade goiana de Rio Verde. Mas Perillo jamais havia contado que Lula o mandara "cuidar" de seus deputados, deixando que ele, presidente, cuidasse de sua base na Câmara. "Nunca disse isso a ninguém", confirmou ontem. "Mas como o Lula tem problema de amnésia, deve ter esquecido disso também."
Nas investigações sobre o mensalão, Perillo chegou a ser convidado a depor como testemunha no Conselho de Ética da Câmara, quando a deputada Raquel Teixeira (PSDB) denunciou o líder do PL na Casa, Sandro Mabel (GO). A deputada acusou Mabel de lhe ter oferecido R$ 1 milhão para que trocasse de partido. O Conselho de Ética da Câmara decidiu ouvir Perillo porque Raquel garantira ter levado a seu conhecimento a "proposta" de Mabel.
CARTA
O testemunho do então governador ao conselho foi dado por escrito. Em carta datada de 26 de julho do ano passado e dirigida ao presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), o governador confirmou que alertara o presidente Lula a respeito do mensalão. Disse ter relatado ao presidente "que ouvira rumores sobre a existência de mesada a parlamentares em conversas informais em Brasília, porém sem provas concretas".Mais adiante, contou ter apenas repetido o inteiro teor das informações que havia recebido. Depois, completou: "O senhor presidente da República disse que não tinha conhecimento e que ia tomar as providências que o assunto requeria."Ainda na carta, Perillo acrescentou as razões que o levaram a dar esse assunto por encerrado. "Não tive mais informações", explicou, acrescentando que nem possuía "provas concretas" a esse respeito, e estava "certo de que havia levado o assunto ao conhecimento da maior autoridade e mais alto magistrado do País".

Nenhum comentário:

 
Site Meter